Botox, Selagem e Progressiva. Qual a diferença?
- Fernanda Leme
- 29 de out. de 2019
- 3 min de leitura
Atualizado: 15 de nov. de 2019

Você provavelmente já ouviu falar muito nestes 3 processos capilares, não é mesmo? Mas você sabe qual a diferença entre botox, selagem e progressiva, ou acha que é tudo igual e só muda o nome para efeito de marketing?
Bem, estou aqui para esclarecer as principais diferenças e os reais efeitos de cada procedimento para o seu cabelo.
Vamos lá?

Botox Capilar
O botox é um tratamento, uma reconstrução. Ele age nutrindo a fibra capilar, repondo massa e reconstruindo a estrutura do fio, por isso, ele não alisa e sim alinha os cabelos e devolve brilho e maciez.
É claro que cada cabelo tem uma característica, então se a estrutura do seu fio for mais fina, ele pode sim dar um efeito liso, mas para cabelos mais grossos e cacheados o botox vai diminuir o volume e trazer mais definição.
Fique atenta! O botox capilar é um tratamento e por isso não tem formol em sua composição, no entanto, há lugares que utilizam o formol para deixar os cabelos "lisos" com mais facilidade e mais durabilidade.

Selagem Capilar
A selagem também é um tratamento, porém ela tem efeito alisante. Reduz o volume em média de 40 a 60% dos cabelos (dependendo da estrutura), trata e sela as cutículas.
Seu processo é muito parecido com a progressiva, não à toa muitas pessoas confundem os dois procedimentos. O efeito da selagem é feito através do calor do secador e da prancha, por isso é muito comum ouvir o termo selagem térmica.
Existe no mercado selagem com formol e sem formol, a principal diferença é que o formol sempre fará o procedimento durar mais tempo nos cabelos.
Se o que você procura é um efeito mais liso com naturalidade a selagem é o tratamento mais indicado para você.

Progressiva
O mais famoso dos procedimentos é a progressiva. Já teve e tem vários nomes diferentes como escova marroquina, escova de açúcar, escova de chocolate etc, enfim, muitas variações porém o mesmo efeito: alisar os cabelos.
A escova progressiva altera a estrutura dos fios e alisa. Recebe este nome pois seu efeito é itensificado a cada nova aplicação. Assim como a selagem, possui variações com formol e sem formol.
A progressiva forma uma película em volta da cutícula do cabelo, deixando o fio com aparência lisa porém impermeável.
Este procedimento é zero tratamento, ele é um alisamento, então se os cabelos estiverem opacos e ressecados será preciso uma reconstrução antes de fazer a progressiva.
Botox, Selagem ou Progressiva - Qual escolher?
Dentre tantas opções disponíveis no mercado, às vezes fica difícil saber qual o mais indicado para sua necessidade, não é mesmo?
Por isso, vou deixar aqui de forma mais resumida os principais efeitos e resultados destes 3 procedimentos.
BOTOX
É um tratamento de reconstrução dos fios;
Repõe massa;Reduz o volume;
Dá definição aos cachos;
Não alisa;
Não contém formol.
SELAGEM
Trata e sela as cutículas;
Repõe queratina e colágeno;
Alisa cerca de 40% dos fios;
Possui versões com e sem formol.
PROGRESSIVA
Não é tratamento;
Altera a estrutura do fio;
Fecha totalmente a cutícula;
Alisa 100%;
Possui versões com e sem formol.
Citei aqui os 3 principais e mais famosos procedimentos capilares. Espero que este post tenha tirado algumas dúvidas sobre as principais diferenças entre eles e que você possa escolher o melhor e mais indicado para seu tipo de fio.
É importante destacar que estes processos devem ser feitos por um profissional capacitado e de sua confiança. Já escolheu o melhor pro seu cabelo? Conta pra gente nos comentários.
Gostou das dicas? Espalhe por aí ; )
Comentarios